top of page

É possível encontrar diferentes tipos de tipografia por toda a avenida Alda que traz diferentes cores pelo seu percurso. Algumas tipografias não sao feitas a partir da perspectiva do pedestre, por ser grande, dificultando a leitura de quem está do lado do muro. Mas essa técnica facilita a leitura de quem está passando de automóvel.

No início da avenida Alda, os comércios utilizam principalmente cartazes de plástico com letras grandes digitais, fazendo com que tudo seja legível, mudando as cores e tamanho das letras conforme a importância da informação.

Conforme se desce a avenida, esse tipo de tipografia nos comércios se mistura com as feitas artesanalmente pintadas nos muros dos estabelecimentos, utilizando diversas letras e cores diferentes, além de desenhos. 

No final da avenida, por ser uma área mais habitacional, a maioria dos muros e paredes não possuem escritos, com exceção dos pedidos desenhados nos muros escrito: "Proibido jogar lixo" e "Proibido estacionar - dia e noite". 

Por todos os trechos encontramos tipografias com predominantemente as cores vermelho e amarelo. Que são normalmente utilizadas para chamar a atenção de algo para quem está passando

As tipografias também nos indicam da onde vem a população de Diadema.

Segundo o IBGE 20% da população do ABC é nordestina, sendo que o município de Diadema é o que mais concentra essas pessoas, com 97.739 habitantes nordestinos (28% da população total)

Muitos comércios de diferentes tipos ao longo da avenida levam o nome da Alda.

bottom of page